Home | Contato
A Hydronics

A Hydronics nasceu em 1978 como empresa de engenharia.

Na  época de sua fundação, o Brasil dispunha de uma grande variedade de empresas de engenharia capazes de elaborar projetos de padrão internacional para grandes investimentos (acima de US$ 5-10 milhões).

Contudo, quando o valor do investimento era menor (tipicamente expansões de fabricas existentes) não se encontrava uma empresa adequada para executa-lo.

Esse problema se tornava ainda mais agudo no caso de empresas norte-americanas, que exigiam condições de sigilo de processo, que uma empresa brasileira típica não tinha condição legal de oferecer, em função da inadequação da legislação local quanto à proteção de patentes.

Através da a associação com a Hydronics americana, resolveu-se o problema de garantia de sigilo de processo, uma vez que essa garantia passava a ser dada ao cliente dentro dos EUA pela Hydronics, USA.

Esta associação permitiu ainda o acesso à linha de equipamentos que a Hydronics americana fabricava desde 1958, consistindo de lavadores de baixa e alta energia, ciclones de alta eficiência e precipitadores eletrostáticos de tipo úmido, onde os gases sofrem um precondicionamento que aumenta significativamente a eficiência de coleta.

Este acordo foi celebrado em 1978 e foi utilizado com sucesso até meados da década de 90, quando a Hydronics, USA foi vendida para novos controladores.

Devido ao perfil da empresa no Brasil, houve uma acentuada predominância de instalações pioneiras, frequentemente as primeiras a serem feitas no Brasil.

Este posicionamento foi já evidenciado em nosso primeiro projeto, para a Octagon, que processava resíduos de alto fornos da Cosipa. Este projeto, objetivando a recuperação do ácido cresílico presente, contemplou todo o sistema de tratamento dos resíduos, desde a armazenagem do material recebido até a instalação de destilação completa da qual sairia o produto acabado. Todo o processo foi baseado em dados obtidos em conjunto com o cliente, utilizando seu laboratório de pesquisas.

Ao final do projeto, a Octagon passou a ser a primeira empresa a fabricar ácido cresílico destilado no Brasil.

Até 1980 foram fornecidos lavadores para indústrias de fertilizantes, inseticidas, torres de absorção de gases e torres de secagem para produtos de uso veterinário e extração de tanino, sistemas de transporte pneumático e despoeiramento, ao mesmo tempo em que gerenciávamos projetos de grande porte (~US$ 35 milhões).

Outros projetos pioneiros foram as instalações para fabricação de alcoóis graxos sulfatados, misturadores tipo “high shear” para fabricação de anti-espumantes, unidades de fabricação de polímeros, plantas para fabricação de esteres, emulsionantes, óleo de freio e detergentes.

A partir de 1994, a Hydronics passou também a fabricar seus produtos, focando sua atuação no processamento de ar e gases.

Mais recentemente, visando atender as necessidades de nossos clientes nas áreas de movimentação e mistura de pós, novos produtos foram desenvolvidos, tais como nossa nova linha roscas transportadoras flexíveis e misturadores.

Desde seus primórdios até os dias de hoje, a Hydronics vem constantemente incrementando sua linha de produtos, seja através de acordos de transferência de tecnologia, seja com o uso intensivo de seu laboratório de pesquisas e corpo de engenharia.

Fale com a Hydronics
© Hydronics 2009 - Todos os direitos reservados.