Home | Contato
Rosca Transportadora Flexível

Roscas transportadoras flexíveis são normalmente a solução mais simples e de menor custo para a transferência de um variedade de produtos do Ponto A ao Ponto B, à taxas de até 40 t/h e distâncias de até 20 m. Se maiores distâncias de transporte são requeridas, várias roscas podem ser conectadas em sequência.

Rosca Transportadora Flexível

Roscas flexíveis consistem de uma espiral especial tratada termicamente, em aço carbono temperado ou inoxidável, que gira dentro de um tubo de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) de grau alimentício. Este tipo de transportador é adequado para transporte de pós, granulados e flocos, com densidade aparente de até 2400 kg/m³.

O termo flexível significa que este tipo de transportador pode ser curvado em alguma extensão, dependendo de seu diâmetro. Isto permite ao usuário ter uma maior flexibilidade quanto à rota do transportador em torno de obstáculos em qualquer lugar entre a entrada e saída. Normalmente, usar apenas uma longa curva é recomendável.

A espiral pode ter uma variedade de seções transversais, de seção chata, circular ou perfilada de forma a obter o máximo rendimento para as características do material a transportar.

Roscas flexíveis são dimensionadas para operar cheias de material. Operar em vazio levará a ruido e desgaste excessivos. Ter uma coluna de material na moega de abastecimento é desejável uma vez que isto ajuda com a elevação do material durante a partida do transportador.

A maior vantagem da rosca flexível é sua simplicidade inerente, o que se traduz em baixo custo inicial, rápida instalação e baixa manutenção. Para as necessidades das indústrias farmacêuticas, alimentícia e leiteira, estão disponíveis modelos específicos que podem ser desmontados em segurança em questão de minutos para limpeza completa.

Desgaste é problema apenas com produtos abrasivos; a vida útil com outros materiais é quase infinita. Tubos e espirais podem ser facilmente repostos.

Roscas flexíveis são melhor empregadas para entregar produto de um depósito ou descarregador de bag para uma moega de pesagem ou vaso com um sensor de nível alto. Por exemplo, são ideais para manter um nível contante de material num silo de alimentação de empacotadeira, alimentando lentamente até o nível alto ao invés de descarregando lotes em pulsos. Porque o material na rosca é constante, a rosca flexível dará um lote bem preciso, com repetibilidade se controlado por um simples temporizador.

A pesar de as roscas flexíveis precisarem ser operadas cheias de produto, elas podem ser esvaziadas ao final de cada lote ou ao final de um turno, removendo a tampa final e rodando o transportador em baixa velocidade e em sentido inverso, se necessário.



Fale com a Hydronics
© Hydronics 2009 - Todos os direitos reservados.