Home | Contato
Sistemas de Despoeiramento

Vários processos industriais geram materiais particulados, tanto diretamente, quando matérias-primas, produtos intermediários ou mesmo o produto final deve ser transformado em pó, grão ou outros formatos semelhantes, quanto indiretamente, pela movimentação desses materiais entre as várias fases do processo.

Estas poeiras devem ser impedidas de contaminar a atmosfera não apenas pelo dano ambiental que provocam mas também pelos efeitos econômicos relacionados à redução da eficiência do processo.

Sistemas de despoeiramento são largamente empregados nessa função.

Uma rede de dutos coleta o ar contaminado no ponto de geração de pó e o encaminha a um equipamento de controle de poluição onde os contaminantes são separados do fluxo de ar. O ar tratado é geralmente liberado para a atmosfera enquanto o material coletado pode retornar ao processo ou ser descartado.

A energia necessária para a movimentação do ar e particulado é fornecida por um ventilador, geralmente do tipo centrífugo. Nos sistemas típicos, o ventilador é instalado após o equipamento de controle, o que evita que o material contido nos gases possa causar danos por abrasão.

Os sistemas de despoeiramento são caracterizados pelo equipamento de controle de poluição, como por exemplo, um filtro de mangas, filtro de cartuchos, ciclone ou lavador de gases.


Fale com a Hydronics
© Hydronics 2009 - Todos os direitos reservados.